Galiza é reconhecida na categoria de Observador Consultivo da CPLP

Academia Galega da Língua Portuguesa vem de obter a categoria de Observador Consultivo na XVI Reuniom Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, celebrada em 22 de julho.

A candidatura galega da AGLP foi defendida polo Governo da República de Angola, país que exerce a presidência da CPLP nestes momentos. AGLP recebeu o apoio unânime dos oito estados integrantes, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Lorosae.

Da Academia Galega da Língua Portuguesa sinalam que “A decisão ora adotada é duplamente significativa, por ser a primeira entidade observadora de um país não integrado na sua estrutura, e por tratar-se de uma academia da língua, reconhecendo de facto a Galiza como território de língua portuguesa. Este apoio internacional reforça o protagonismo do processo de reintegração linguística galega, que nas últimas décadas vem recebendo um crescente apoio social, podendo converter-se num instrumento importante no processo de recuperação da língua da Galiza, que vem sendo defendida pela sociedade civil articulada num amplo e variado leque de associações e instituições culturais e educativas”.

Com esta medida dá-se um passo importantíssimo no reconhecimento internacional do conflito lingüístico da Galiza, e da sua condiçom de língua inter-nacional. É também um primeiro passo para que a Galiza poda pertencer à CPLP com um maior estatuto, como seria o de Observador Associado, e o de membro de pleno direito. Compre destacar também que é a primeira vez que a CPLP reconhece o estatuto de Observador Consultivo a umha entidade nom sediada num dos Estados-membros.

Sobre galegoportugues

Blogue com a intenção de os galegos e galegas se tornar conscientes sobre a imensa riqueza escondida do que conhecemos como Lusofonia ou Galeguia, seja no cultural ou no económico.
Esta entrada foi publicada em Galego-português, Galeguia com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s